Laboratório de Informática - LEI

PROJETO: Enem na Escola


Introdução
 
Criado em 1998 durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.
O primeiro modelo de prova do Enem, utilizado entre 1998 e 2008, tinha 63 questões aplicadas em um dia de prova.
Em 2009 o ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou a proposta de unificar o vestibular das universidades federais utilizando um novo modelo de prova para o Enem.
O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
O ENEM está sendo utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras e como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. A prova, que é realizada anualmente, agora no mês de outubro, também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e, a partir de 2009, serve como certificação de conclusão do ensino médio.


Justificativa

            No decorrer dos anos, a Escola de Ensino Médio Emanuel vem apresentando um quadro não muito satisfatório de participação de seus alunos no Enem, além disso, as médias dos alunos participantes encontram-se em sua maioria, abaixo de perfil nacional.
           Diante dessa situação, percebe-se a necessidade de uma intervenção que busque reverter esse quadro na escola, que busque não só aumentar os índices de participação na prova do Enem, mas também a melhoria das médias de desempenho obtidas por nossos alunos, tentando estimulá-los não apenas a fazer a prova, mas a estudar para obter melhores notas, podendo assim aumentar suas chances de entrar em uma universidade.
          Além de existir alunos que não sabem como o Enem funciona, existem também  aqueles que não vêm necessidade de participação na prova. A partir daí, tentaremos mostrá-los como essa avaliação poderá ser importante para a sua vida profissional, podendo até servir como ponto inicial para seu ingresso à universidade e realizações de sonhos pessoais.
         Através deste projeto, trabalharemos junto ao nosso aluno na tentativa de despertar o interesse dos mesmos a buscar no Enem não só mais uma forma de testar seu conhecimento ou de apenas cumprir mais uma etapa do estudante de Ensino Médio, mas de através dele, encontrar um caminho e o sucesso profissional.


Objetivo Geral


Obter aumento e melhoria nos índices de participação e pontuação dos alunos do 3º ano da Escola de Ensino Médio Emanuel no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), facilitando assim o ingresso dos mesmos em Universidades.




Objetivos Específicos
 
  • Incentivar a participação dos alunos do 3º ano no Enem;
  • Proporcionar a participação também de alunos de 1º e 2º anos interessado a participarem do exame
  • Dar suporte didático aos discentes, para que estes possam ampliar seus conhecimentos e consequentemente, estimulando-os a melhorar suas médias de desempenho do exame;
  • Estimular os alunos a ingressarem em Universidades para sua qualificação profissional;
  • Fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do projeto, bem como no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem doa alunos.

Metodologia
 
O projeto será desenvolvido da seguinte maneira:
  • No primeiro momento será realizado uma apresentação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, para que os alunos possam ter conhecimento sobre o exame e da importância da participação dos mesmos.
  • Será realizado um simulado, numa espécie de diagnóstico, para que os professores possam perceber as maiores necessidades da turma com relação aos conteúdos de sua disciplina e possam agir a partir daí de forma mais eficaz nas atividades direcionadas nos bimestres seguintes.
  • Depois de diagnosticado será realizado todo um planejamento em cada área do conhecimento para subsidiar nossos alunos na preparação para o exame, trabalhando junto ao Laboratório Escolar de Informática com disponibilização de material digital para os estudo não só na escola, mas em qualquer ambiente que tenha disponibilidade de computadores.
  • Em sala de aula e no LEI os professores trabalharão atividades com questões de Enem’s anteriores e conteúdos correlatos, com dicas de sites, leituras, atividades, espaço para retirar dúvidas, apoio pedagógico etc.
  • Em parceria com o LEI será realizado um simulado final, uma espécie de avaliação preparatória, onde terão questões de Enem’s anteriores não trabalhadas em sala de aula, mas que estejam dentro de todos os conteúdos trabalhado durantes os períodos anteriores. Para este será atribuído uma nota que servirá para uma autoavaliação de nossos alunos na preparação para o exame.


PÚBLICO- ALVO

Alunos do 3º ano da Escola de Ensino Médio Emanuel, mas não impediremos que alunos de 1º e 2º anos possam também participar do exame.

RESPONSÁVEIS

Professor (a) do Laboratório Escolar de Informática (LEI), professores do 3º ano, Professores Coordenadores de Áreas (PCA’s) e Coordenação Pedagógica.

AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto ocorrerá durante toda a sua execução da seguinte forma:
  • Acompanhamento do professor de cada disciplina à evolução dos alunos em sua respectiva área;
  • Resolução das atividades propostas por cada professor em sala de aula e nos demais ambientes de aprendizagem (LEI, Multimeios e Laboratório de ciências);
  •  
     
FONTES DE PESQUISA


Projeto em Ação!!!

REDAÇÃO NO ENEM
















BLOG DO LEI:  http://www.leiescolaemanuel.blogspot.com/

Nenhum comentário: