Ciências Humanas

Projeto: O Brasil Africano

Problemática:

Nosso projeto nasceu da necessidade de se apresentar possibilidades para professores, alunos e comunidade escolar pensarem, decidirem, agirem, assumindo responsabilidade por relações ético-raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos, contestações, valorizando os contrastes das diferenças.
Nossa questão é refletir sobre os estereótipos construídos ao longo dos séculos com relação à imagem dos afro-descendentes em nossa sociedade. Porque ser negro é ser sinônimo de atraso, marginalidade, indolência,   submissão e ignorância?
O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana envolverá articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstancias e realidades do povo negro. É meio privilegiado para a educação das relações étnico-raciais e tem por objetivos o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos Afro-brasileiros, garantia de seus direitos de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas existentes na nação brasileira.
           

Objetivos Gerais:

1.      Pensar questões relacionadas à cultura utilizando os vários modos de conhecer o mundo, ou seja, o senso comum, a ideologia, a cultura, o mito e as artes.
2.      Construir com os alunos o conhecimento do que é raça e do que é racismo.
               3.  Compreender a discriminação dos afrodescendentes no Brasil Africano de  forma contextualizada e historicamente social.
           
Objetivos Específicos:
1.      Conhecer elementos da cultura afro que foram incorporados pela sociedade brasileira (heranças culturais).
2.      Refletir sobre a resistência de práticas religiosas dos grupos africanos, num país colonizado por europeus católicos (sincretismo  religioso).
3.      Investigar as origens do racismo e suas perversas consequências para a sociedade (preconceito racial).
4.      Compreender dentro do contexto dos “Negros no Ceará” representando a descendência afro-brasileira  como o maracatu cearense, e as festas de Nossa Senhora do Rosário em Aracati, Tauá, Quixeramobim, Fortaleza e Sobral: novenas, missas e procissão, e os leilões, cortejos e coroações dos Reis de Congo com negros escravos ou libertos.


  Justificativa:

           
            O Brasil é o resultado do encontro de muitas culturas e civilizações provenientes dos vários continentes. Desse encontro, resultam diversas contribuições étnicas que influenciaram na construção de nossa cultura e de nossa identidade. Portanto, para conhecer nosso pais, é necessário entender um pouco do redimensionamento do conceito de raça, que é fundamental. Os significados sociais e culturais atribuídos as características fenotípicas entre os grupos étnicos são parte importante do universo juvenil: cor da pele, textura do cabelo, formato do rosto, nariz e lábios.
            Salientamos que a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, institui que todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, devem ter como disciplina obrigatória em seu currículo, o ensino de história e cultura afro-brasileira. Com este projeto, não temos a pretensão, obviamente, de resgatar toda a história dos afro-descendentes, mas temos a convicção de que o que fizermos é o começo de um grande despertar de consciência. Acreditamos que o valor que nossos jovens aprenderão a atribuir a esses nossos ascendentes será herdado e disseminado pelas novas gerações.





PROJETO EM AÇÃO!!!!

ATIVIDADES DO PROJETO SENDO REALIZADAS

UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA COMPRRENSÃO DE CONTEÚDO.