Problemática:
Nosso projeto nasceu da necessidade de se apresentar
possibilidades para professores, alunos e comunidade escolar pensarem,
decidirem, agirem, assumindo responsabilidade por relações ético-raciais
positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos, contestações,
valorizando os contrastes das diferenças.
Nossa questão é refletir sobre os estereótipos
construídos ao longo dos séculos com relação à imagem dos afro-descendentes em
nossa sociedade. Porque ser negro é ser sinônimo de atraso, marginalidade, indolência, submissão e ignorância?
O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e
Africana envolverá articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de
experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstancias
e realidades do povo negro. É meio privilegiado para a educação das relações
étnico-raciais e tem por objetivos o reconhecimento e valorização da
identidade, história e cultura dos Afro-brasileiros, garantia de seus direitos
de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas existentes
na nação brasileira.
Objetivos Gerais:
1. Pensar questões relacionadas
à cultura utilizando os vários modos de conhecer o mundo, ou seja, o senso
comum, a ideologia, a cultura, o mito e as artes.
2. Construir com os alunos o
conhecimento do que é raça e do que é racismo.
3. Compreender
a discriminação dos afrodescendentes no Brasil Africano de forma contextualizada e historicamente
social.
Objetivos Específicos:
1. Conhecer elementos da
cultura afro que foram incorporados pela sociedade brasileira (heranças
culturais).
2. Refletir sobre a resistência
de práticas religiosas dos grupos africanos, num país colonizado por europeus
católicos (sincretismo religioso).
3.
Investigar as origens do racismo e suas perversas consequências para a
sociedade (preconceito racial).
4.
Compreender
dentro do contexto dos “Negros no Ceará” representando a descendência
afro-brasileira como o maracatu
cearense, e as festas de Nossa Senhora do Rosário em Aracati, Tauá,
Quixeramobim, Fortaleza e Sobral: novenas, missas e procissão, e os leilões,
cortejos e coroações dos Reis de Congo com negros escravos ou libertos.
Justificativa:
O
Brasil é o resultado do encontro de muitas culturas e civilizações provenientes
dos vários continentes. Desse encontro, resultam diversas contribuições étnicas
que influenciaram na construção de nossa cultura e de nossa identidade.
Portanto, para conhecer nosso pais, é necessário entender um pouco do
redimensionamento do conceito de raça, que é fundamental. Os
significados sociais e culturais atribuídos as características fenotípicas
entre os grupos étnicos são parte importante do universo juvenil: cor da pele,
textura do cabelo, formato do rosto, nariz e lábios.
Salientamos
que a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, institui que todos os
estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, devem
ter como disciplina obrigatória em seu currículo, o ensino de história e
cultura afro-brasileira. Com este projeto, não temos a pretensão,
obviamente, de resgatar toda a história dos afro-descendentes, mas temos a
convicção de que o que fizermos é o começo de um grande despertar de
consciência. Acreditamos que o valor que nossos jovens aprenderão a atribuir a
esses nossos ascendentes será herdado e disseminado pelas novas gerações.
PROJETO EM AÇÃO!!!!
ATIVIDADES DO PROJETO SENDO REALIZADAS
UTILIZAÇÃO DO BLOG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA COMPRRENSÃO DE CONTEÚDO.