Ciências da Natureza

AULA DE QUÍMICA 

A Professora de Química Dayane Carvalho levou seus alunos das turmas 2º B e 2º C para o Laboratório de Ciências, o tema da aula: Reações exotérmicas e endotérmicas. 

A termoquímica estuda as trocas de calor associados as reações químicas ou a mudanças no estado de agregação das substâncias.

Reações exotérmicas são aquelas que liberam calor e possuem a entalpia dos reagentes maior que a entalpia dos produtos.

Reações endotérmicas são aquelas que absorvem calor e possuem a entalpia dos reagentes menor que a entalpia dos produtos.

Você deve observar atentamente ae propor uma explicação para o que acontece.

Vamos lá!









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Projeto: Meio ambiente e Saúde




APRESENTAÇÃO         

            Ao longo da história da humanidade a sociedade vem produzindo bastante em busca de conforto e qualidade de vida, alcançando um alto nível de desenvolvimento tecnológico e contribuindo para o consumismo exagerado. O aumento demográfico gera uma preocupação a respeito dos limites ambientais, pois quanto maior o contingente populacional, maior o consumo e a produção de resíduos sólidos. O modelo econômico atual acelera o processo de degradação ambiental, cria tecnologias poluidoras e contribui para o esgotamento de algumas fontes de energia. Para revertermos essa situação caótica faz-se necessário planejar de modo racional as ações e buscarmos formas eficientes para o crescimento econômico, assegurando a preservação do ambiente.
Para melhorar a qualidade de vida das populações é necessário que ocorra a redução dos poluentes e o manuseio adequado dos resíduos sólidos que podem trazer graves consequências num futuro próximo. Através do desenvolvimento deste projeto, pretende-se que hábitos e valores possam ser mudados, e que no final, todos possam conhecer a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, auxiliar a formação de uma visão crítica dos alunos, bem como o desenvolvimento da consciência dos professores, como forma de expandir seu papel como educadores e multiplicadores de informações, assim o projeto visa à ampliação do trabalho coletivo de todo o ambiente escolar, através da participação ativa na busca por melhorias na qualidade de vida.


 JUSTIFICATIVA

            Com o aumento de indústrias e o crescimento populacional do planeta, a quantidade de poluentes produzidos pelas atividades industriais e humanas também aumentou. Nota-se que não existe um trabalho contínuo e eficiente na separação de lixo doméstico, os fabricantes não se preocupam com o destino de seus produtos depois que saem das fabricas, os órgão públicos não realizam campanhas ou projetos educativos que possam amenizar o problema.
Com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS, sancionada em 2010, lixões passam a ser crime federal, as prefeituras, fabricantes e cidadãos, terão que ter outra visão desse problema, as prefeituras terão que construir aterros sanitários ambientalmente sustentáveis, elas terão um prazo de quatro anos para resolver o problema e apresentar um plano de ação.
Sendo a escola parte essencial da sociedade, responsável por formar cidadãos capazes de agir e transformar de forma integrada e sustentável o ambiente, a mesma terá um papel fundamental para que a PNRS seja aplicada. Através de uma infinidade de ações a serem desenvolvidas, visamos com este projeto, levar ao conhecimento dos educandos informações necessárias a sua prática cidadã, como o embasamento das leis criadas para regulamentar determinadas práticas que contribuem para acelerar os problemas ambientais existentes.
Desta forma a escolha do objeto de trabalho tem relação com o fato de a escola contribuir para o desenvolvimento de uma juventude carente de informações e que necessita destas para poder exigir seus direitos e cumprir com seus deveres diante de diferentes situações. Os professores das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, sentem a necessidade de mostrar que o equilíbrio natural é essencial para a vida na terra.
            Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.


 OBJETIVO GERAL                                    

            Promover um projeto de Educação Ambiental com vistas a despertar a mudança de hábitos, atitudes e consciência, desenvolvendo uma cultura ecológica com relação à utilização dos recursos naturais e favorecendo uma reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie para que tenhamos um ambiente sustentável, garantindo assim a vida no planeta.           

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
  • Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
  •  Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar. 
  •  Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida. 
  •  Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns. 
  •  Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
  •  Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia. 
  •  Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente. 
  •  Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido na E. E. M. Emanuel onde inicialmente será feita uma apresentação deste para os discentes. De cada turma serão escolhidos dois alunos, para direcionar mais afundo o projeto, sendo que os demais também participarão do desenvolvimento do mesmo. A metodologia do projeto visa à exposição de aulas envolvendo os variados temas ambientais, apresentação de documentários, experimentos físicos, confecção de cartazes, de jogos matemáticos com materiais recicláveis, criação de uma horta no ambiente escolar,  além da distribuição de mudas que ocorrerá na culminância do projeto.
As atividades serão planejadas em conjunto, levando em consideração cada disciplina, onde o professor irá desenvolver o projeto e os resultados serão integrados aos demais para que façamos a apresentação dos resultados obtidos na Feira de Ciências.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia/Física/Química) –
  • Aulas expositivas sobre os diversos temas abordados no projeto; 
  • Estudo da Constituição Brasileira sobre o Meio Ambiente; 
  • Análise das problemáticas ocasionadas pelo desmatamento aliado a vida no campo; 
  • Divulgação das ações desenvolvidas na escola em blogs, sites; 
  • Exposição de documentários sobre diversas temáticas relacionadas ao meio ambiente; 
  • Distribuição de mudas; 
  • Construção de uma horta no espaço escolar; 
  • Abordagens sobre as diversas formas de geração de eletricidade; 
  • Apresentação dos impactos ambientais ocasionados na geração de eletricidade;

Matemática e suas Tecnologias (Matemática) –
  • Aulas expositivas sobre diversos assuntos abordados no projeto; 
  • Levantamento da quantidade de poluentes produzidos pelas atividades   industriais; 
  • Divulgação das ações desenvolvidas na escola em blogs, sites; 
  • Elaboração de gráficos e tabelas para demonstrar os resultados obtidos nas pesquisas; 
  • Construção de uma horta no espaço escolar; 
  • Pesquisas de campo sobre os principais tipos de culturas, fauna e flora; 
  • Estudo de jogos que envolvam temas inerentes ao projeto; 
  • Trabalhando com materiais reciclados no ensino da matemática.




RECURSOS UTILIZADOS

·         Laboratório Escolar de Ciências
·         Laboratório Escolar de Informática
·         Professores
·         Núcleo Gestor
·         Palestrantes
·         Mudas
·         Folders
·         Aparelhos de áudio e vídeo escolares
·         Xerox
·         Materiais recicláveis


PÚBLICO ALVO
            Alunos regularmente matriculados nesta escola.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será um processo contínuo, com análise das ações desenvolvidas e materiais produzidos durante a realização do projeto.